Pendrive Multiboot Com Programas Pós Formatação

Pendrive Multiboot Com Programas Pós Formatação – KIT FORMATAÇÃO !

Diga adeus para aquele estojo cheio de cd’s com sistemas operacionais e programas pós formatação. Tenha tudo em um único pendrive. Assim sua formatação será muita mais rápida.

Aprenda agora como criar um pendrive multiboot com programas pós formatação, e ainda de quebra deixar o menu dele personalizado.

Tudo isso GRATUITAMENTE. Não precisa mais pagar caro para ter uma ferramenta desta. Basta apenas ter paciência e seguir esse método. Tenha um Pendrive de 8GB ou Superior!

1 Passo: Criando Pendrive Multiboot

Faça o download do programa WinSetupFromUSB, ele é um programa executável, não precisa ser instalado.

Clique aqui para baixar

Clique no arquivo baixado, e extraia-o, agora irá aparecer duas opções, uma para windows x86 e outra x64. Antes insira seu pendrive,e escolha a versão referente ao seu sistema e dê um duplo clique para abrir.

Veja que seu pendrive já foi reconhecido pelo programa, agora clique na opção RMPrepUSB

pendrive-multiboot-com-programas-pós-formatação

Na tela seguinte escolha as seguintes opções como mostra a imagem abaixo, e clique em preparar pendrive. configurando-pendrive

Em seguida clicar em ok para criar uma nova partição, depois em ok novamente para formatar o seu pendrive. Se tiver algum documento importante salvar antes de fazer esse processo.

Agora clique em Instalar Grub Carregar Boot, em seguida clicar em sim. Irá abrir um outro pop-up clique em OK para instalar um arquivo no pendrive,

Irá abrir um CMD, dê um Enter para continuar, abrirá um pop-up para confirmar a copia do arvuivo glrdr para o pendrive. clique em OK. e pronto. pode fechar a tela.

Criando Pendrive Multiboot

Primeiro faça o download das ISOS que você irá colocar no seu pendrive. Aqui eu baixei o Windows 8.1/10 , e o HirensbootCD.

Abra a programa WinSetupFromUsB, Marque a caixinha windows 7/8/10 e clique nos três pontinhos para inserir a ISO. Selecione a ISO e clique em abrir. Agora clicar em GO para iniciar a instalação do windows no pendrive. e aguarde. Quando finalizar clique em Job done!

instalando-windows-no-pendrive-multiboot

Faça o mesmo procedimento para instalar outros sistemas operacionais windows.

Agora para colocar o HirensBoot faça o download e extraia-o em alguma pasta, marque a caixinha Linux/Compatible ISO, clique nos três pontinhos e selecione a ISO do Hirensboot, clique em GO.

Essa opção  Linux/Compatible é para instalar ISOS diferentes do windows como o Linux, Hirensboot, Antivírus bootáveis e etc. Você poderá colocar quantas isos quiser, depender do espaço livre do seu pendrive.

Clique aqui para baixar qualquer ISO OFICIAL do Windows

Colocando Programas Pós Formatação No Pendrive Multiboot

Chegamos na hora de colocar os programas pós formatação no pendrive multiboot que você criou. Essa é a parte mais fácil.

Basta você baixar todos os programas que você acha necessário instalar após uma formatação. colocar o arquivo de instalação em uma pasta e jogar na raiz do pendrive multiboot criado.

programas

Não deu para inserir programas pesados pois estou com um pendrive de 8gb apenas. coloquei alguns só para explicação. Poderá colocar quantos programas quiser. Tudo depende do espaço do seu pendrive.

Personalizando Pendrive Multiboot

Aqui é onde você vai demorar mais tempo, Faça testes e deixe do jeito que achar melhor.

Itens Necessários:

  • GFXmenu ( Baixe Aqui )
  • Background 
  • Logos ( Se Preferir )
  • Photoshop ou Paint

Primeiro, escolha um tipo de modelo e abra com o Photoshop ou Paint.

Para inserir o background  clique em arquivo, e escolha a opção colocar incorporado e vai ajustando até cobrir todo o modelo escolhido. Quando cobrir tudo dê um duplo clique na imagem para finalizar. Veja o exemplo abaixo.

redimensionar-imagem

background-ajustado

Agora clique novamente na opção arquivo, colocar incorporado para ir adicionando algumas logos. Aqui eu vou inserir as logos do Windows 8.1/10 e o HirensBoot.

Se as logos forem em formato PNG, melhor!

Coloque uma logo em formato de nome também. Clique aqui para criar uma.

Ao finalizar vá em salvar como, escolha tipo JPEG dê um nome e salve. Veja como ficou o meu background agora depois de uma mudança rápida.

GFXmenu1

Editando no GFXmenu

Agora abra o GFXmenu e clique em sprache para mudar o idioma para PT-BR. Clique em abrir imagem customizada, e escolha o background que você criou.

Aqui é só você ir fuçando as configurações e quando quiser ver o resultado ir em Recalcular o Preview para ver uma amostra e clicar na imagem para ver como ficou. olha só o meu.

resultado-gfxmenu

Para inserir algum texto no rodapé, vá até opção, editar ajuda e informações, escrever o que quiser e salvar.

Agora chegou a hora  de salvar esse arquivo, basta clicar em aplicar configurações.

Seu arquivo será salvo na pasta GFXmenu PT-BR, entre nela e renomeie o arquivo GFX-BOOT MENU. aqui eu coloquei menu1.GFX para ficar mais fácil.

renomear-arquivo

Pegue esse arquivo e jogue lá na raiz do pendrive multiboot.

arquivo-enviado-para-pendrive

Editando Menu Pendrive Multiboot

Agora para fazer a edição do menu faça o seguinte. Abra o programa WinsetupFromUSB, selecione o seu pendrive, escolha a opção Bootice, Utilities, em seguida Start Menu Editor.

editar-menu-pendrive-multiboot-2018

Agora clique em open file, navegue até seu pendrive e selecione a opção menu.lst e abra.

Irá abrir um  bloco de texto, aqui vamos instalar o background que foi criado, e renomear os títulos de cada função do pendrive multiboot.

renomear-titulos-pendrive-multiboot-1024x694

Em timeout você coloca o tempo que você terá para escolher alguma função, se o tempo esgotar ele iniciará automaticamente. aqui você coloca 20/30.

Na linha de baixo você insira o seguinte comando “gfxmenu / nome do background salvo.GFX, Assim o seu background será instalando no seu pendrive multiboot.

instalando-gfxmenu

Agora vamos renomear os títulos de cada função, só altere as que começam com a palavra title. 

Você pode trocar os títulos de posição, é só copiar do title até o final de cada bloco. e colar onde preferir.

salvar-menu-lst

Depois de fazer as alterações dos títulos e trocando posições, veja como ficou o meu pendrive multiboot com programas pós formatação.

pendrive-multiboot-editado-1024x496

pendrive-multiboot-personalizado-2018

Ocultando Arquivos Para Não Deletar

Agora você precisa ocultar alguns arquivos no pendrive para que não corra o risco de deletar eles sem querer.

Para isso vá até a raiz do seu pendrive multiboot personalizado, Selecione todos os arquivos, menos a pasta programas pós formatação.

Clique com o botão direito do mouse, clique em propriedades, logo em seguida em oculto, dê um aplicar, ok e ok novamente e pronto.

ocultar-pastas-pendrive

Baixe aqui o GFXMENU com os Tipos de modelo

Para ter um pendrive mais completo a melhor opção é ter um pendrive de no mínimo 16GB, Eu possuo de 32Gb e coloquei muita coisa. assista o vídeo abaixo mostrando ele por dentro. e veja como ficou.

Pendrive Multiboot Com Programas Pós Formatação
Deixe a sua avaliação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *