Como Personalizar Pendrive Multiboot

No meu artigo anterior ” Como criar pendrive multiboot “ eu mostrei a criar o pendrive com mais de uma versão do windows, e agora eu vou ensinar para vocês como  Personalizar Pendrive Multiboot bem detalhado. 

Como Personalizar Pendrive Multiboot

Para começar é preciso plugar o seu pendrive, e abrir o programa que usamos para criar o pendrive multiboot, o WinSetupFromUSB.

Com ele aberto selecione o pendrive que vai personalizar e clique na janela bootice que vai abrir a seguinte tela.Personalizar-Pendrive-Multiboot

Agora vá na aba utilities, que vai abrir uma outra tela, ai você escolha a primeira opção que vai abrir uma nova janela para editar o menu do seu pendrive. 

Com a janela de edição aberta vá na pasta open file e navegue até o seu pendrive e procure pela opção menu.lst  e clique em abrir.
editando-Pendrive-Multiboot-1024x811

Vai aparecer um bloco com várias informações do pendrive, você irá renomear apenas as que começam com a palavra “title”, que quer dizer Título. a primeira opção contém os S.O, a segunda quer dizer boot pelo HD, e a última  é o meu Hirens Boot. eu vou renomear todas essas opções e também mudar de ordem.

renomeando-pendrive-de-boot

 

Para mudar a ordem das opções selecione com o botão esquerdo do mouse todo o bloco, clique com o botão direito do mouse e escolhe a opção CUT, escolha o espaço em branco e dê um ctrl+v e um enter para dar um espaço entre um bloco e outro.

OBS: IMPORTANTE, não apague a palavra title  renomeie do title para frente

Primeiro eu coloquei boot pelo meu HD, a segunda eu deixei para instalar os sistemas operacionais que contém no  pendrive, e na última deixei para abrir as ferramentas do hirensBoot.

renomeando-pendrive-de-boot-P2-1

Agora vamos na primeira opção em timeout, quer dizer  o tempo que você vai ter para escolher alguma opção, geralmente eu coloco 20 e dê um enter.

mudando-timeloud

Agora você terá que baixar um programa chamado GFXMENU para continuar a personaliza o pendrive multiboot. não seu preocupe, ele estará em português.

clique aqui para baixar o gfxmenu para personalizar o seu pendrive multiboot

Com o gfx menu já baixado, dê um dando um duplo clique para abrir, quando abrir mude o idioma para PT-Br para ficar melhor a manuseio. agora é só escolher quais opções de personalização vocês querem e mandar bala hehehe.

gfxmenu-personalizar

Na foto acima ele está sem alteração nenhuma, e na foto abaixo eu fiz as minhas personalizações, fique a vontade para copiar se quiser. e abrir  imagem personalizada você escolherá um plano de fundo, eu busquei por background blue no google. depois que tiver personalizado do seu jeito e só ir em aplicar.

personalizando-meu-pendrive-multiboot

 

Agora renomeie o arquivo salvo para GFXMENU.GFX e copie esse arquivo e cole na raiz do seu pendrive.

gfxmenu-personalizar-2

Lembra daquela janela que tem o timeout? então, volta agora lá de novo e embaixo do timeout escreva o seguinte comando, gfxmenu / GFXMENU.GFX  agora clique em SAVE/ANSI e SAVE/UTF8  e pronto.

Pode fechar as janelas, só deixe a principal do WinSetupFromUSB, e vá até o final e marque a caixa Test in QEMU e clique em GO e veja se o seu pendrive multiboot foi personalizado.

PENDRIVEI-MULTIBOOT-PERSONALIZADO-COMPLETO

Se você tiver muita paciência poderá deixar o seu pendrive multiboot muito mais personalizado, igual esse meu do vídeo abaixo.